Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Brasil. Mostrar todas as postagens

sábado, 31 de março de 2012

Caipirinha

Olá!
Hoje vamos falar de caipirinha!

A caipirinha é uma bebida originalmente brasileira. 
Tradicionalmente ela é feita com cachaça, limão não descascado, açúcar e gelo. Além de ser muito popular por aqui, também é uma referência ao Brasil internacionalmente.

Pouco se sabe sobre como, quando e onde foi criada. A versão mais aceita é de que tenha sido uma evolução de uma bebida usada como remédio para gripes e resfriados. Esta bebida era composta por cachaça, limão, alho e mel.

Variações

Hoje em dia, a caipirinha é apreciada pelo mundo todo e, com o tempo, o limão foi dando espaço para novas frutas como, por exemplo, morango, maracujá e, até mesmo, uma mistura de frutas, como é o caso da caipirinha de frutas vermelhas, feita com amora, morango e framboesa.
A cachaça também tem sido substituída por outras opções como vodca, saquê ou rum.

Preparação

Apesar de ser bem comum utilizar uma coqueleteira para preparar a caipirinha, o tradicional é que tudo seja preparado no mesmo copo em que a bebida será servida.

Ingredientes(uma dose):

  • Meio limão
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
  • 3 cubos de gelo
  • Cachaça

Corte o limão em pedaços médios;
Coloque os pedaços de limão no copo e adicione o açúcar;
Utilize um socador ou pilão de madeira para socar os pedaços de limão e soltar o suco;
Adicione a cachaça e o gelo;
Mexa bem a bebida para misturar o açúcar.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Coxinha


Olá!

Hoje resolvi pesquisar sobre a história desse salgado delicioso e acabei por descobrir que, na verdade, a coxinha é brasileira! 


Como sempre, é difícil saber ao certo quando, como e onde tudo começou. Mas atualmente, uma coxinha é definida como um salgado à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango. 

Encontrei 3 teorias que achei plausíveis:

Lenda Número 01:
Essa história conta que a coxinha foi criada em 1810 em uma cidadezinha do sul do amazonas chamada Tefé. Certa vez, um grupo de seringueiros que lá viviam, foram atacados por índios. Os seringueiros fugiram e deixaram para trás as galinhas. Os índios, para comemorar a vitória, resolveram cozinhar as galinhas e envolvê-las em uma massa à base de farinha de milho, preparando as primeiras coxinhas do mundo!

Acho que envolver carne de animal em farinha de milho, realmente parece algo que os índios faziam com certa frequência. 
      Facilmente encontrei o site oficial da cidade Tefé - AM. No entanto, na história da cidade, nada se diz a respeito. Se eu morasse na cidade que inventou o salgado mais popular do país, certamente teria orgulho disso. 


Lenda Número 02:
Esta história explica que a coxinha foi criada pelos escravos que, por falta de alimento, juntavam os restos que ficavam nos ossos e os envolviam em uma massa e fritavam.

Acho que dá até para imaginar. Se eu tivesse pouca comida, daria um jeito de comer até osso para não passar fome.

Lenda Número 03:
Essa história parece ser a mais aceita de modo geral. Foi até publicada em um livro de receitas, como a história oficial da criação da nossa querida coxinha.

De acordo com o livro HISTÓRIAS E RECEITAS, de Nadir Cavazin:

Oficialmente a história da cidade de Limeira registra duas vindas do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina a Limeira. Essas visitas formais teriam ocorrido uma em agosto de 1876, e outra, a mais demorada, em outubro de 1886, quando, após participarem da Missa da Matriz e recepção domiciliar por parte de cidadãos ilustres, foram hóspedes na Fazenda Morro Azul. No entanto, contam os antigos que na informalidade era intenso o intercâmbio de habitantes desta região com a nobreza imperial. Existe, inclusive, um curioso relato, de difícil confirmação histórica, que na Fazenda Morro Azul vivia um menino, filho da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, mantido longe da corte porque seria considerado deficiente mental. Essa criança exigia intensos cuidados na alimentação “Quando cismava em não comer” explicavam os antigos moradores “dava um trabalho danado! Por outro lado, se apreciava um alimento, não havia o que chegasse! Queria mais e mais! As coxas de galinha constituíam a sua predileção. O peito, as asas e os demais pedaços eram rejeitados e servidos as outras pessoas”. A cozinheira da fazenda, certa vez, não tendo o número suficiente de frangos “no ponto” e prevendo a gritaria do menino pela falta de sua apreciada comida, resolveu transformar uma galinha inteira em coxas. Preparou a seu modo a receita e o sucesso foi total. O filho da Princesa gostou tanto que as “coxinhas de galinha” passaram a fazer parte de suas refeições. A Imperatriz, quando veio a Limeira quis saber tudo sobre seu neto e ao observar com que prazer o pequenino saboreava a iguaria, não resistiu – provou, gostou e solicitou que o modo de preparo fosse fornecido ao Mestre da cozinha imperial. Assim, a humilde coxinha de galinha teve seu tempo de nobreza pelo acesso à Corte, e Altos Salões, graças a esta receita “provada e aprovada por especial indicação de Sua Majestade Imperial, a Imperatriz Tereza Cristina”.

Basicamente, uma cozinheira teve que virar a cozinha do avesso para agradar um menino teimoso e exigente. Tenho que admitir que faz sentido!

Receita Original

De acordo o livro (HISTÓRIAS E RECEITAS, de Nadir Cavazin) a receita original da coxinha é a seguinte:


segunda-feira, 19 de março de 2012

Salada Brasil 500 anos

Olá!

Fiquei então com a seguinte curiosidade: Será que existe uma salada famosa que seja brasileira?
Comecei a pesquisar sobre o assunto e acabei por tropeçar nessa daqui:

Salada do Brasil 500
(http://cybercook.terra.com.br/salada-brasil-500-na-comunidade.html?codigo=11591)

Esta salada, exótica e diferente, é uma homenagem ao Brasil. Experimente você, também, esta preparação deliciosa do Aluno-chefe Luiz Otávio.

Ingredientes:

- 500 g de cenoura ralada
- 100 g de coco ralado
- 100 g de uvas passas
- 3 colheres de sopa de maionese
- suco de três limões
- curry a gosto
- sal a gosto
- pimenta chilli a gosto
- pimenta do reino a gosto
- alho em pó a gosto

Modo de fazer:
Juntar todos os ingredientes e misturar bem. Se
desejar,
acompanhar com folhas de endívia e kiwi.
O que acham?
Ela tem cara de Brasil?