Mostrando postagens com marcador Caipirinha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Caipirinha. Mostrar todas as postagens

sábado, 31 de março de 2012

Caipirinha

Olá!
Hoje vamos falar de caipirinha!

A caipirinha é uma bebida originalmente brasileira. 
Tradicionalmente ela é feita com cachaça, limão não descascado, açúcar e gelo. Além de ser muito popular por aqui, também é uma referência ao Brasil internacionalmente.

Pouco se sabe sobre como, quando e onde foi criada. A versão mais aceita é de que tenha sido uma evolução de uma bebida usada como remédio para gripes e resfriados. Esta bebida era composta por cachaça, limão, alho e mel.

Variações

Hoje em dia, a caipirinha é apreciada pelo mundo todo e, com o tempo, o limão foi dando espaço para novas frutas como, por exemplo, morango, maracujá e, até mesmo, uma mistura de frutas, como é o caso da caipirinha de frutas vermelhas, feita com amora, morango e framboesa.
A cachaça também tem sido substituída por outras opções como vodca, saquê ou rum.

Preparação

Apesar de ser bem comum utilizar uma coqueleteira para preparar a caipirinha, o tradicional é que tudo seja preparado no mesmo copo em que a bebida será servida.

Ingredientes(uma dose):

  • Meio limão
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
  • 3 cubos de gelo
  • Cachaça

Corte o limão em pedaços médios;
Coloque os pedaços de limão no copo e adicione o açúcar;
Utilize um socador ou pilão de madeira para socar os pedaços de limão e soltar o suco;
Adicione a cachaça e o gelo;
Mexa bem a bebida para misturar o açúcar.