Mostrando postagens com marcador Especial de Natal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Especial de Natal. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Especial de Natal: Rabanadas

    Olá!

    Continuando nosso Especial de Natal, hoje vamos falar de Rabanada!



    A rabanada é um prato típico português, também conhecido como "fatia-dourada".

História
    As primeiras receitas de rabanadas já documentadas remontam ao século XV, naquela época eram utilizados pães velhos, mel, ovos e vinho em sua preparação. 
    Desde então, foram criadas muitas variantes, começando pelo pão que atualmente é preparado especificamente para rabanadas.
    Algumas receitas ainda utilizam o vinho, outras utilizam leite, outras molham as rabanadas só com mel quente. Porém todas consistem em umedecer o pão e fritá-lo, caracterizando esse delicioso prato natalino.

Curiosidades
    As rabanadas, foram muito difundidas como comida ideal para mulheres que havia acabado de dar à luz. Diz-se que comer rabanadas ajuda a aumentar a produção de leite materno.

Receita
Rabanadas

Ingredientes
  • 1 baguete de pão para rabanada
  • 1 litro de leite
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 6 ovos batidos
  • Óleo para fritar
Cobertura
  • açúcar à gosto
  • canela à gosto
Modo de preparo
Corte a baguete em fatias médias
Em um refratário, misture o leite com o açúcar.
Mergulhe as fatias de pão, até que elas estejam bem molhadas.
Em outro refratário, bata os ovos
Passe as fatias molhadas de leite nos ovos batidos
Frite as fatias em óleo quente, virando para que os dois lados estejam firmes e dourados.
Escorra as rabanadas em papel toalha para retirar o excesso de óleo.
Mergulhe as rabanadas fritas em um refratário com canela e açúcar a gosto.
Pode-se servir quente ou gelada.

Simples e fácil de fazer.
Quem resiste a uma boa rabanada?

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especial de Natal: Biscoitos de Gengibre

    Olá!

    Continuando nosso Especial de Natal, hoje temos os adoráveis Biscoitos de Gengibre!


    Os Biscoitos de Gengibre não são tão populares no Brasil, porém são muito tradicionais no natal europeu e na América do Norte.

História
    Ao que se conta, tudo começou quando a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, decidiu que em sua festa de Natal seria servido homenzinhos de pão de mel e gengibre que retratavam seus convidados. 
    Desde então, pães de mel e biscoitos de gengibre se tornaram tradição na época natalina.

Curiosidade
    Por possuírem uma grande durabilidade fora da geladeira, os biscoitos também são pendurados nas árvores de natal e são usados como decoração em geral. Também é bem tradicional fazer maquetes de casas construídas com pães de mel.

O Homem de Biscoito de Gengibre
    Em 1875, foi publicada uma fábula chamada O Homem de Biscoito de Gengibre (The Gingerbread Man).

    A fábula conta que uma velha senhora estava a assar um grande biscoito de gengibre em formato de boneco e quando abriu o forno, o biscoito pulou da fôrma e saiu correndo pela janela.
    A senhora e o marido começaram a correr atrás dele, pois estavam com muita fome, mas ele conseguiu escapar, enquanto gritava "Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!
    Enquanto corria, o homem de biscoito de gengibre encontrou um porco que disse: “Pare! Pare! Eu quero comer você!” E então ele respondeu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”.
    Mais à frente, ele encontrou uma vaca faminta, que também queria comê-lo. E ele repetiu: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    E todos corriam atrás do homem de biscoito de gengibre: a velhinha, o marido da velhinha, o porco e a vaca, mas ninguém conseguia alcançá-lo.
    E então um cavalo também o viu e disse: “Pare, homenzinho! Eu quero comê-lo!” E o homem de biscoito de gengibre falou mais uma vez: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    Então o cavalo também começou a correr atrás dele. O pior é que o homem de biscoito de gengibre percebeu que estava correndo em direção ao rio. Ele pensou: “Oh, não! O rio! Agora eles vão conseguir me pegar! Como eu vou conseguir atravessar o rio?”
    Foi nesta hora que uma esperta raposa saiu de trás da árvore e disse: “Eu posso ajudar você a atravessar o rio. Pule no meu rabo e eu nado até o outro lado.”
    O homem de biscoito de gengibre, desconfiado, perguntou à raposa: “Mas você não vai querer me comer?” E ela respondeu; “Claro que não! Eu só estou tentando ajudar!” O homem de biscoito de gengibre acreditou na raposa e pulou no seu rabo.
    Mas a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule nas minhas costas, para eu poder nadar.” E ele pulou.
    Quando estavam no meio do rio, a raposa disse: “Você é muito pesado. Pule no meu focinho!” E o homem de biscoito de gengibre pulou no focinho da raposa.
    Quando chegar à outra margem, a raposa jogou o homem de biscoito de gengibre para o alto, com a intenção de agarrá-lo com a boca, para poder matar a sua fome.
    Mas o homem de biscoito de gengibre era mais esperto do que a raposa e saiu correndo, dizendo: “Corra! Corra! Corra o mais rápido que puder! Você não pode me pegar! Eu sou o homem de biscoito de gengibre!”
    A raposa escorreu na margem do rio, caiu na água e foi levada pela correnteza.
    E, desde esse dia, o homem de biscoito de gengibre corre por aí, sem que ninguém consiga pegá-lo.

Receita
Biscoitos de Gengibre e Mel

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga
  • 2 colheres (chá) de gengibre, em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 ovo batido
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 1 xícara (chá) de açúcar, mascavo
  • manteiga e farinha para untar
Glacê
  • 1 clara de ovo
  • açúcar de confeiteiro, o quanto baste
  • corante alimentício líquido nas cores que desejar
Modo de Preparo
Biscoito
Coloque a manteiga, o açúcar e o mel numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter.
Mexa bem até que toda a mistura tenha derretido.
Coloque a farinha de trigo, o gengibre e o bicarbonato, peneirados, num recipiente.
Acrescente a calda derretida e o ovo batido no recipiente com a farinha.
Mexa bem com uma colher de pau até obter uma massa uniforme.
Embrulhe a massa em filme plástico.
Não se preocupe com a consistência da massa, pois a princípio ela fica muito mole.
Leve a massa à geladeira por no mínimo 12 horas.
Polvilhe uma superfície lisa com bastante farinha de trigo.
Abra a massa com um rolo, deixando uma espessura de 0,5 cm.
Corte a massa com cortadores de formatos variados. Se você não tiver nenhum, use a boca de um copo.
Unte uma assadeira com manteiga e farinha.
Distribua os biscoitos na assadeira, deixando uma margem de 2 cm entre eles. 
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 graus). 
Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos ou até que os biscoitos comecem a dourar.
Retire os biscoitos do forno e espere esfriar.
Quando os biscoitos ficarem firmes, retire-os com a ajuda de uma espátula.
Se preferir, enfeite os biscoitos com o glacê.
Conserve em recipiente fechado, em local seco e arejado.

Glacê
Coloque a clara num recipiente e bata ligeiramente com um garfo até obter uma leve espuma.
Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme não muito mole.
Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante das cores desejadas.
Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.


    Os biscoitos podem ter o formato e a decoração que você desejar.
    Que tal deixar sua imaginação voar?

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Especial de Natal: Panetone

   Olá!

   Durante essa semana faremos um especial de natal, trazendo tradições e curiosidades sobre essa época do ano! E começamos com o nosso querido Panetone!


   O panetone é um pão doce de massa leve, tradicionalmente recheado de frutas secas.

História
   Criado na Itália, o panetone se tornou um dos alimentos mais tradicionais da época natalina.
   Não se sabe ao certo a história de sua criação, porém a história mais popular é de que ele teria sido criado por um jovem padeiro, para impressionar o pai da jovem que ele cortejava. Conta-se que o pai da jovem se chamava Toni, sendo assim o pão passou a ser chamado de Pane di Toni, e posteriormente apenas Panettone.
   O pão se tornou muito popular por ser maior que os outros pães naquela época, e também por ter no topo a figura de uma cúpula de igreja.
   Com o tempo, o panetone se espalhou pelo mundo e muitas variações foram criadas, como o chocotone o sorvetone e a colomba pascal.


Panetone Tradicional
Rendimento: 3 unidades de aproximadamente 500g.

Ingredientes
  • 1 kg farinha de trigo;
  • 90 g fermento fresco para pão (6 tabletes);
  • 1 copo de água morna;
  • 200 g manteiga;
  • 6 gemas;
  • 1 xícara (chá) açúcar;
  • ½ xícara (chá) mel;
  • 1 colher (chá) sal;
  • casca ralada (bem fina) de 1 laranja;
  • 1 pitada baunilha.

Recheio
  • 150 g frutas cristalizadas picadas;
  • 150 g uvas passas.

Modo de preparo
Faça uma esponja com 100 gramas de farinha, o fermento e um pouquinho de água e deixe descansar por 15 minutos.
Bata a manteiga com as gemas, o mel e o açúcar.
Junte todos os ingredientes e faça uma massa bem macia.
Abra a massa e jogue as frutas por cima.
Vá enrolando a massa em forma de bola para que as frutas se misturem de forma uniforme.
Deixe descansar coberta com um pano, por 20 minutos.
Após o descanso, coloque a massa nas formas de papel próprias para panetone e deixe crescer, sempre coberta, até quase dobrar o volume.
Faça cortes em forma de cruz, com uma lâmina afiada, e leve para assar em forno médio (180ºC) por aproximadamente 40 minutos.


   O que acha de um panetone caseiro fresquinho na sua mesa de natal?