Mostrando postagens com marcador Bebidas de Sábado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Bebidas de Sábado. Mostrar todas as postagens

sábado, 31 de março de 2012

Caipirinha

Olá!
Hoje vamos falar de caipirinha!

A caipirinha é uma bebida originalmente brasileira. 
Tradicionalmente ela é feita com cachaça, limão não descascado, açúcar e gelo. Além de ser muito popular por aqui, também é uma referência ao Brasil internacionalmente.

Pouco se sabe sobre como, quando e onde foi criada. A versão mais aceita é de que tenha sido uma evolução de uma bebida usada como remédio para gripes e resfriados. Esta bebida era composta por cachaça, limão, alho e mel.

Variações

Hoje em dia, a caipirinha é apreciada pelo mundo todo e, com o tempo, o limão foi dando espaço para novas frutas como, por exemplo, morango, maracujá e, até mesmo, uma mistura de frutas, como é o caso da caipirinha de frutas vermelhas, feita com amora, morango e framboesa.
A cachaça também tem sido substituída por outras opções como vodca, saquê ou rum.

Preparação

Apesar de ser bem comum utilizar uma coqueleteira para preparar a caipirinha, o tradicional é que tudo seja preparado no mesmo copo em que a bebida será servida.

Ingredientes(uma dose):

  • Meio limão
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
  • 3 cubos de gelo
  • Cachaça

Corte o limão em pedaços médios;
Coloque os pedaços de limão no copo e adicione o açúcar;
Utilize um socador ou pilão de madeira para socar os pedaços de limão e soltar o suco;
Adicione a cachaça e o gelo;
Mexa bem a bebida para misturar o açúcar.

sábado, 24 de março de 2012

Licor de Chocolate com Café Instantâneo

Olá!


   Gostei dessa receita pois ela pode ser servida logo em seguida, sem ter que esperar alguns dias para que a infusão ocorra.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma lata cheia com whisky
  • 1 colher de chá de café instantaneo em pó
  • 1 colher de chá de chocolate em pó

Modo de Fazer:

   Coloque no liquidificador o leite condensado e o Whisky e bata em baixa velocidade por 30 segundos.
  Acrescente o chocolate e bata mais 30 segundos.
  Por último coloque o café em pó e bata tudo em velocidade baixa por mais 1 minuto.
  Coloque em uma garrafa com tampa e está pronto para servir gelado ou ao natural.

  Vamos fazer licor?

Licor

Olá!


A definição de um licor seria basicamente uma bebida muito doce, feita através da infusão de alimentos em cachaça ou álcool bastante concentrado.

Antigamente, os licores eram considerados remédios milagrosos. Monges que estudavam frutas e ervas começaram a desenvolver elixires que prometiam ser a cura para diversas doenças.
Daí veio a tradição de se beber uma pequena taça de licor, após as refeições, para auxiliar a digestão.

Na época da Inquisição, os licores foram vistos como um tipo de "bruxaria" por seus efeitos misteriosos de cura. Mas isso tudo acabou quando o Papa foi salvo por um licor de vinho, ervas e pepitas de ouro.
Desde então, o licor se difundiu por todo o mundo e inúmeros sabores foram criados.

Por volta de 1510, um grande estudioso de ervas misturou 27 especiarias em busca do elixir da longa vida. O que ele conseguiu foi o mítico licor âmbar de sabor apreciadíssimo por nobres e monarcas. Atualmente este licor é vendido com o nome Bénédictine. Ele é fabricado na região da Normandia e sua fórmula original ainda é utilizada e mantida em segredo absoluto.

Dicas
  • Os licores sejam servidos em cálices pequenos, de preferência transparentes, para que a cor possa ser apreciada.
  • O ideal é que os licores sejam servidos em temperatura ambiente, para que o sabor não seja prejudicado.
  • Ao contrário do vinho, a garrafa deve ser guardada na posição vertical.
  • Restinhos de licor no fundo do vasilhame, guardados por muito tempo, podem deteriorar e acabar estragando.
  • Ao preparar licor caseiro, utilize sempre um recipiente escuro e/ou com rolha, de preferência de vidro, para não alterar o sabor.
Qual seu licor preferido?