segunda-feira, 19 de março de 2012

Salada de Segunda

Olá!

Depois da Macarronada de Domingo, uma saladinha parece uma boa idéia!




A salada deve ter sido um dos primeiros pratos inventados no planeta, afinal até alguns séculos atrás ainda significava uma simples mistura de vegetais crus e temperados com sal. Daí o nome, de origem provençal, que significa "comida salgada".

Com o tempo foram acrescentados novos ingredientes, sempre cozidos e, em sua maioria, eram de cor verde. Os romanos foram os primeiros a acrescentar carnes, peixes, frios, ovo, frutas e outros.

Foi na França que a preparação de saladas se tornou mais atraente e tomou forma artística. E assim surgiram os especialistas na preparação de saladas.

Um dos mais famosos preparadores de saladas foi Monsieur d’Aubignac. Havia hora marcada para que ele comparecesse munido de frascos de azeites e vinagres aromáticos, ervas, temperos em pó, vasinhos de mostarda, trufas, alcaparras e azeitonas para organizar a preparação de saladas para as famílias mais importantes da cidade.

Curiosidades

Em cada região as saladas são consumidas de formas diferentes, por exemplo:
  • Na França e nos restaurantes dos Estados Unidos da América, a salada é servida antes do prato principal, como uma espécie de aperitivo;
  • Em Portugal, a salada é servida como um acompanhamento do prato principal, sendo que , muitas vezes, o primeiro prato é a sopa;
  • Em Moçambique, muitas pessoas pobres das cidades comem apenas uma salada como a refeição principal do dia; 
  • A salada como refeição principal está igualmente a tornar-se comum nos países industrializados, mas como forma de variar a dieta, havendo inclusive restaurantes que servem exclusivamente saladas.
E como é a sua salada preferida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário