domingo, 18 de março de 2012

Macarrão de Domingo


Olá!

    Durante minha infância, domingo era dia de Macarronada! E eu, que sempre fui fã de carteirinha de todo tipo de massa, esperava ansiosa a semana inteira para comer meu prato preferido!
    Por muito tempo pensei que era coisa da minha mãe, mas na verdade muita gente tem este costume no Brasil.

    Não se sabe ao certo quem "inventou" o macarrão. Ao que parece, vários povos parecem ter resolvido moer cereais e misturá-los com um pouco de água, inventando algo que mais tarde iria se transformar no nosso querido macarrão.
    A versão mais aceita é de que os árabes sejam os pais do macarrão, pois levaram o macarrão para a Sicília no Século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana.

    Desde então os italianos criaram mais de 500 variedades de tipos e formatos!

    Quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil, trouxeram junto o macarrão e uma grande vontade de manter seus costumes não importa aonde estivessem. Por isso, no Brasil e principalmente em São Paulo, é costume comer macarrão aos Domingos.

Etiqueta

    Para os italianos, comer é uma arte!
    Confira abaixo algumas dicas de como se comer macarrão à la italiano:

  • Comece a enrolar a massa pela borda do prato, para evitar uma garfada grande demais.
  • Nunca, em hipótese nenhuma, corte o macarrão, é mais difícil comê-lo cortado.
  • É considerado pecado acompanhar macarrão com refrigerante ou cerveja. São permitidos vinhos, especialmente o tinto, e água, que não interferem no sabor do molho.
  • Não tenha medo de passar o pão para recolher o molho que sobrou no fundo do prato. É sinal de que estava gostoso e soa como um elogio ao cozinheiro.
  • Não coloque queijo ralado em molhos com peixes ou frutos do mar, pois o gosto ativo do queijo altera o sabor do molho.
  • Se sobrar um fiozinho para fora da boca, corte-o com os dentes, deixando-o cair no prato.
  • Mantenha um guardanapo na mão esquerda e, a cada garfada, use-o para proteger a roupa.
  • O hábito de usar colher para ajudar a enrolar o espaguete surgiu no Brasil - foi uma sugestão dos imigrantes para socorrer nativos atrapalhados. Os especialistas acham "demodê", ou seja, melhor evitar.

Curiosidades

  • Spaghetti quer dizer barbante;
  • A palavra macaronis seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que quer dizer sagrado;
  • Durante escavações no sítio arqueológico Lajia, junto ao Rio Amarelo, na China, cientistas encontraram o mais antigo vestígio conhecido da fabricação do macarrão pelo homem. Com cerca de 4 mil anos, o fio de macarrão amarelo tem cerca de 50 cm de comprimento por 0,3 cm de espessura, e estava dentro de uma vasilha virada de cabeça para baixo, soterrada a cerca de três metros da superfície.

E então?  Vai ter macarrão hoje?

2 comentários:

  1. puxxxa ficou muito bom seu blog fiko aki de são paulo torcendo q faça muito sucesso rsrsrs abraço pra vc e pro meu amigo thiago gianelo muito sucesso para vcs dois rsrs rsrsrs qualquer dia me convidem pra ir ai pro rj xau xau melody manda um abraço ai pro thiago bj!!!!


    diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! \o/
      Pode deixar que mando abraço sim!!

      Até a Próxima!

      Excluir